Saneamento

Saneamento

As obras em saneamento são mais do que empreendimentos de engenharia. Elas são a garantia fundamental para uma vida mais saudável e digna às populações. Estudos da OMS indicam que por cada dólar investido nesta área, 4,3 dólares são economizados na saúde. Desta forma, o saneamento público é preocupação constante de todas as autoridades globais.

Neste importante setor da construção, a Teixeira Duarte tem tido a oportunidade e o privilégio de poder dar a sua contribuição, tendo sido responsável pela concretização de vários projetos na área de saneamento nos mercados onde tem atuado, designadamente em Portugal, China e Argélia. A experiência do Grupo tem-se expressado nas diferentes áreas que integram o setor do saneamento, tais como no tratamento de águas residuais e doméstica, na captação de água, nas adutoras e redes de abastecimento e drenagem, e ainda na realização de estruturas para o tratamento e valorização de resíduos.

Na experiência da Teixeira Duarte destacam-se a construção do Interceptor de Esgotos entre o Cais do Sodré e Alcântara. Nesta obra foram realizados mais de 25.000 m³ de escavações, perfuração horizontal, além da instalação de estacas-prancha para contenção das valas para instalação deste emissário de grande diâmetro, junto ao estuário do Rio Tejo. Ainda em Portugal, em Santa Luzia, foi realizada uma Estação de Captação e Tratamento de Água, onde a Teixeira Duarte foi responsável pelo fornecimento e montagem do equipamento, bem como das instalações elétricas e de controle e gestão.
Na Argélia, a construtora foi responsável pela execução da Estação de Tratamento de Águas Residuais de El-Oued. Nesta obra, foi realizada a construção de 3 estações de tratamento de águas residuais do tipo “lagoas arejadas”, abrangendo uma grande área com 40, 42 e 20 hectares, respectivamente. Outra obra do tipo foi realizada em Ali Mendjeli, tendo sido construída a Estação de Tratamento de Águas Residuais por tratamento biológico.

Na China, em Macau, executou a Estação de Tratamento de Águas Residuais para servir uma população de 500.000 habitantes e capacidade para tratar 150.000m³/dia de esgoto. Este empreendimento inclui, para além das mais modernas tecnologias no tratamento de águas residuais conhecidas na época, respeitando os parâmetros internacionais mais rigorosos, de uma central incineradora dos resíduos sólidos produzidos, e um emissário submarino com 1,5Km de comprimento para lançamento dos efluentes tratados no estuário do Rio das Pérolas.

 

Confira outros projetos executados pela Teixeira Duarte na área de Saneamento:

Estação de Tratamento de Águas Residuais de El-Oued
Descarregador de Cheias Complementar da Barragem da Paradela
Barragem de Odelouca
Interceptor Cais do Sodré/Alcântara II
Abastecimento de Cheliff-Kerrada – Lote 3.1 – Adução de Água Potável às Cidades de Mostaganem, Arzew e Oran
Sistema de Intercepção e Câmaras de Válvulas de Maré do Terreiro do Paço
1ª Fase de Reabilitação e Requalificação da Central de Valorização Orgânica de São Brás de Alportel
Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ali Mendjeli
Captação e Estação de Tratamento de Águas de Santa Luzia
Barragem do Funcho e Conduta Adutora Funcho/Franqueira