Sustentabilidade, economicidade e inovação: Novo uso para peças substituídas da Ponte Hercílio Luz

Todas as peças da Ponte Hercílio Luz que foram substituídas, os andaimes e as estruturas serão cortadas, soldadas e moldadas e terão nova missão: formar mais de 800 pontes no interior de Santa Catarina. No total serão 1.800 toneladas de materiais trabalhados, e a Teixeira Duarte se orgulha em fazer parte do consórcio que executará esta transformação.

Veja aqui a reportagem do “ND Mais” sobre a primeira noite da operação, assim como o vídeo do “Balanço Geral Florianópolis”.

Foto: Flavio Tin/ND

Somafel e Vale assinam dois contratos de empreitada na Estrada de Ferro de Carajás

O primeiro diz respeito à “Empreitada Total para a Execução dos Serviços de Repotenciamento das Vias de Rolamento do Pátio de Produtos Localizado no Complexo Minerador de Carajás”, que será realizado na Mina de Carajás, no Estado do Pará, Brasil. A empreitada, que terá a duração de 165 dias a contar da Ordem de Serviço assinada em 22 de julho de 2019, consiste na demolição e remoção da via de rolamento existente e execução de via de rolamento nova, numa extensão de 580 metros.

Este novo contrato permite a entrada da empresa no setor de Operação da Vale, onde se anteveem futuros investimentos de renovação das infraestruturas de operação nas minas e pátios de armazenamento nos Estados do Pará e Maranhão.

O segundo refere-se ao contrato de “Empreitada Total para a Contratação dos Serviços Complementares nas Duplicações da Estrada de Ferro de Carajás”. Neste Contrato, que terá a duração de 180 dias a contar da Ordem de Serviço assinada em 25 de julho de 2019, serão realizados trabalhos de reforço da plataforma ferroviária ao Km 729 da EFC, em Marabá, e no Pátio 51, em Itainópolis, ambos serviços no Estado do Pará, Brasil.

Com esta nova conquista, a Somafel concretiza mais um contrato com a equipe de implantação de projetos da Vale, consolidando a sua posição junto deste importante cliente, como um dos seus principais fornecedores no setor da construção ferroviária.

 

Teixeira Duarte e Grupo CSCEC assinam contrato para desenvolvimento de projeto imobiliário em Oeiras, Portugal

A “TEIXEIRA DUARTE, S.A.” e a “CSCEC – China Construction Portugal, S.A.” – sociedade de direito português integrada no Grupo liderado pela “China State Construction Engineering Corporation” – celebraram uma parceria para desenvolvimento de um projeto imobiliário, em Oeiras, Portugal, que se formaliza através de um contrato de venda de ações correspondentes a 50% do capital social de uma participada do Grupo Teixeira Duarte, detentora dos terrenos onde será implantado o projeto. A referida alienação de ações para a  “CSCEC – China Construction Portugal, S.A.” e comunicada ao mercado no dia 23 de julho foi efetuada pelo valor de 31,1 milhões de euros e tem um impacto estimado nos resultados da “Teixeira Duarte, S.A.” de cerca de 22,2 milhões de euros.

O empreendimento será constituído por diversos edifícios residenciais, de escritórios e comércio, integrados em um grande parque verde, num modelo que pretende ser uma referência de equilíbrio, inovação e sustentabilidade.

Ministra do Mar de Portugal visita obra do Pier de Angeiras em Matosinhos

As obras de construção de Abrigo na Zona Piscatória de Angeiras, que estão sendo executadas pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., receberam, no dia 25 de junho, a visita da Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino. A construção do pier do portinho de Angeiras, com uma extensão de 488 metros, destina-se a proporcionar melhores condições de abrigo e segurança aos barcos na navegação de aproximação e partida para a pesca, e tem um prazo de execução de 18 meses.

A obra teve início em julho de 2018, tendo sido suspensa em outubro devido às condições do tempo. Retomados em março de 2019, os trabalhos têm decorrido de acordo com o calendário, estando o corpo do pier praticamente construído com o enrocamento (pedras utilizadas para conter o mar).

As fases seguintes da empreitada passam pela conclusão da construção da cabeça do pier, através da aplicação de blocos em concreto de 10 ton do tipo “antifer” e pela execução da superestrutura em concreto no coroamento, ao longo de todo o desenvolvimento longitudinal da estrutura. Na extremidade do pier será ainda instalado um farolim para fazer o assinalamento marítimo.

Depois da “Empreitada de Reabilitação do Pier Nascente da Barra de Tavira”, concluída em dezembro de 2017, esta é mais uma obra marítima de referência no panorama nacional português, estando já em perspectiva uma nova empreitada, já contratualizada, o “Prolongamento do Quebra-Mar Interior do Porto de Peniche”, para a Docapesca – Portos e Lotas, S.A., que está prevista para iniciar no próximo mês de setembro.

Leia a reportagem do Porto Canal sobre a visita da Ministra  aqui.

Teixeira Duarte, Empa e Somafel participam da 3ª Semana do Planejamento do DNIT

De 11 a 13/6 acontece em Brasília a 3ª Semana do Planejamento do DNIT, com seminários que abordarão assuntos como: Programas de Infraestrutura, Manutenção Rodoviária, Obras de Arte Especiais, Meio Ambiente, Segurança Viária, Simulação de Tráfego, Estudos e Projetos Aquaviários e as principais ferramentas empregadas na formulação do planejamento, como as Geotecnologias e a metodologia BIM. A Teixeira Duarte estará presente, apresentando o case da Restauração da Ponte Hercílio Luz e divulgando suas atividades no stand, juntamente com as empresas especialistas do Grupo, Empa e Somafel.

Realizada com sucesso mais uma etapa de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

A primeira etapa de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz foi encerrada com sucesso. Agora, 80% do peso da ponte, cerca de 1,7 mil toneladas, voltou a ser sustentado pela própria estrutura pênsil. Com condições climáticas favoráveis, a equipe responsável conseguiu adiantar o trabalho, concluindo o trabalho em três noites, em vez de quatro.

Durante mais de um ano, a restauração incluiu a substituição de 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal, que mantêm a ponte elevada. A próxima etapa da obra é a desmontagem da estrutura provisória superior, assim, a ponte voltará à configuração original. Isso vai permitir o avanço na colocação do piso da pista do vão central e dará continuidade à construção das passarelas.

Em setembro, está prevista a etapa final que irá transferir o peso restante para a estrutura original.

 

Veja aqui a matéria do “OPC News” sobre a  operação, e assista ao vídeo da reportagem do “SC No Ar”